E A VIDA É ASSIM ....... ©

A vida é assim ... Alimento do tempo. ©

"Porque se chamavam homens também se chamavam sonhos... E sonhos não envelhecem" (Lô/Milton)


Clube da esquina nº2 - Lô Borges / Milton Nascimento


E
a vida é assim...
Quando se vê já se passaram alguns anos - porque o relógio nunca para! Quando se vê acabou a água e aquela velha camisa que você tanto adorava desbotou e pessoas importantes se foram (como meu pai - saudades eternas). E quando se vê já são 11:20 e a comida esfriou e aquela coisa que você tanto queria dizer àquela pessoa especial... O que era mesmo? Você se esqueceu! E quando você acorda algo já se foi...
A vida é assim...
As pessoas se perdem se você não insistir em guardá-las bem. Guardá-las como tesouros, como raridades (porque elas são sim, raras). E quando se vê, seu melhor amigo está longe e não é mais tão fácil enfrentar as coisas, porque ele não está por perto pra tornar tudo claro e simples. E o tempo rodou veloz e há algumas marcas a mais no seu rosto e sua pele mudou, murchou... o espelho caiu. E o mundo mudou também: está mais seco, mais quente, mais egoísta e cruel.
E quando se vê, você está mais só. Porque quanto mais envelhecemos, mais nos aproximamos da solidão.
E quando se vê, você precisa parar de fumar, precisa beber menos, precisa marcar aquela consulta urgentemente. E quando se vê, você se atrasou pro primeiro encontro. E se apaixonou mesmo sem querer ou se apaixonou pela pessoa errada pela décima sétima vez e se abriu e ousou e se arrebentou e perdeu a conta de quantas vezes achou que nunca mais amaria denovo...
E a vida é assim...
Quando se vê, suas fotos amarelaram e o tempo passou. E quando se vê, você se esqueceu de pagar o plano de saúde, o seu cão envelheceu, o seu corpo não é mais tão flexível e você anda saindo menos de casa.
A vida é assim...
Se você espera, você perde. Perde os momentos. Porque é disso que a vida é feita: de momentos. E eles são tudo o que temos e tudo o que podemos guardar. Pois guarde. Construa redomas, visite mais praças e brechós. Faça um curso de caligrafia. Porque você pode querer escrever uma carta qualquer dia desses e você nem se lembra mais de como era sua própria letra. Porque quando se vê, a vida continuou e o relógio - pasme! - não parou ainda e você se pega pensando: "No meu tempo era diferente..."
E quando você vê, você anda com pouco tempo pra ouvir aquela música e pouco ânimo pra ler aquele livro. E você não foi o primeiro na vida de ninguém e algumas estrelas morreram.
É... A vida é assim!
Quando se vê, você viveu e aproveitou e riu muito e lutou com coragem pra chegar até aqui.
E quando viu, já era o futuro entrando pela janela e inundando a casa vazia do agora com luz nova, fresca e nascente...
E a vida é assim mesmo! Quando você abre os olhos é ela que vem te acordar e jogar água na cara. É ela que desperta barulhenta fazendo estardalhaço e chacoalha o corpo das manhãs.
Aí você acorda eque é inevitável: com perdas ou ganhos você continua!
A vida é assim...
Quando se vê, você descobre que ainda é um sonhador, feito o menino que um dia você foi, brincando e criando mundos e universos lá nos quintais de antigamente.
Assim é! É disso que as coisas e as pessoas são feitas: De sonho.
Aproveite a vida e tudo o que ela te dá. A vida sabe das coisas, acredite!
O
acaso nunca é por acaso. As coisas estão sempre onde deveriam estar.
Assim é a vida.





*Fotos - Acervo Pessoal

*Texto registrado na Biblioteca Nacional.
Todos os direitos reservados ©

Creative Commons License
E A VIDA É ASSIM... by Van Luchiari is licensed
under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-
Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License

11 MIL RECADINHOS:

sifro disse...

Un precioso texto, Van. Distinto, cargado de verdades. me gusta como lo has ilustrado, me gusta lo que transmite...me gusta como habla de ti y de todos nosotros, de las PERSONAS (con mayúsculas)....enhorabuena, Van...si esto fuera Flickr, me lo quedaba de favorito... ;)

Nuno de Sousa disse...

E quando a via é assim nada a dizer... brilhante teu texto e vida aqui escrita... belíssimo este momento.
Parabéns amiga...
Bjs grandes em ti,
Nuno

Carlos disse...

É, Van. Assim é a vida. Eu olho para trás e vejo o passado como um puzzle faltando alguns elementos. E volto a olhar para a frente. Pego o meu saquinho de pecinhas, do que vou ainda construir, e enfio em outro saquinho. E dou outro nó. Para ver se não perco nenhuma peça, desta vez.
((As pessoas são nosso maior tesouro. Verdade)).

Ninah disse...

Lindo, Van.
Temos que viver os dias como se fossem únicos e guardar as amizades, as pessoas, a família num lugar bem especial. A felicidade é feita de momentos...fiquei emocionada de tão bonito. Parabéns!
Bjo

Humana disse...

Bonito texto e não podia estar mais de acordo.A vida é assim!
Também acredito que nada é por acaso.
Beijinhos.

Marcos Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Gomes disse...

Obrigado por reintegrar meus pensamentos e teorias quanto a vida que eu levava e continuo levando, teus efeitos na escrita são sinceros e muito bem adaptados nos acasos e por acasos que queremos e não queremos,e vivenciamos nesse cotiano, constante e louco momento, chamado vida, pois a vida é assim, do nada conhecendo novos conhecimentos e nos aperfeiçoamos com os aprendizados aprendidos por outras pessoas, sem conhecer o calor das mesmas, presenciar sua ternura, mas vê pela ulterioridade da fé, que transcende e nos provoca esse encontro divino, para saber que elas existem, e eu a conheci através de distâncias virtuais, e me entreguei e me interpretei na leitura, e estou aqui.
bjs e que muitas e outras inspirações tornem-se epifania na vida das pessoas, pois você foi a minha, muito boa leitura.

Flavio Ferrari disse...

A vida é assim ...
Quando menos se espera
Nos abandona
Nos resta, enfim
Deixar de quimera
Aproveitar essa zona

Monday disse...

então viveremos intensamente os momentos do presente, para que um dia tenhamos pretério e não cheguemos ao futuro arrependidos por não termos feito ...

Van disse...

SIG
E você é o meu favorito! Sempre! =))))
Beijucas

NUNO
Obrigada querido, viver é mesmo belo, acima de tudo. Beijucas

CARLOS
A vida é sim um quebra-cabeças sempre com peças faltando. E o nosso objetivo é completar essas peças. Acho que a morte é isso, quando completamos nosso puzzle. Então seguimos, evoluímos pra outra vida, outro puzzle. Linda analogia a sua. Beijucas

NINAH
Emocionante é quando podemos emocionar pessoas sensíveis como você. Sinto-me orgulhosa de mim mesma e honrada em poder te ter como leitora e...pq não?... amiga.
Beijucas, lindeza.

HUMANA
Nada! Tudo tem seu propósito, mesmo que não saibamos no momento. É essa a beleza das coisas. Obrigada querida. Pela presença constante. Beijucas

MARCO
Que delícia de comentário. Que eu possa ser sua epifania e a minha própria por muitas vezes ainda. Vou te visitar sim. Aguarde-me. E volte sempre que quiser. Será sempre bem-vindo. Beijucas

FLAVIO
Adoreeeeei! É isso! Aproveitar essa zona! hehehehe - Ui, que delícia! Eu aproveito. E você?
=)))))
Beijucas

MONDAY
Tem uma frase da inesquecível Norma Dean (Marilyn Monroe) que eu adoro. Diz assim: "Antes arrependida que curiosa!" ... É isso aí, querido. Melhor pecar por fazer do que por nunca experimentar a vida. E "vamo que vamo". De erro em erro se aprende. De acerto em acerto se cresce.
Beijucas

Flavio Ferrari disse...

Muiiiiiitooooooo....

 
©2009 VAN FILOSOFIA! | by Van Luchiari